sábado, 24 de setembro de 2011

Reflexões entre teoria e prática escolar

Contextualizando a mudança: da teoria à prática


Diante de uma sala de aula, por mais que o conteúdo seja interessante, envolvente, é impossível não interagir com a turma. Ouvir, trocar experiências, vivências e atitudes são imprescindíveis para a formação de um ambiente colaborativo e fértil em relação ao aprendizado.
Desde o primeiro dia de aula não me coloquei em primeira pessoa na sala. Procuro SEMPRE compartilhar, colocar propostas  sob apreciação da turma, fazendo com que a turma tenha uma participação predominante nas decisões e discussões.
Todo estereótipo que surge no ambiente escolar que envergonha, intimida ou de alguma forma impede o crescimento ou desenvolvimento do aluno no processo ensino-aprendizagem, procuro dialogar e expor de forma que seja quebrada essa barreira e surja um ambiente agradável e propício para a remoção de dúvidas e socialização de conhecimentos. Esta postura tenho como imprescindível em TODAS as turmas, independente de turno, faixa etária, sexo, cor ou módulo.
As TICS podem ajudar nesse processo quando fazemos uso de vídeos reflexivos, filmes que contém tanto um conteúdo pedagógico, como uma lição de vida, de superação.
Outro ponto que as tecnologias da informação podem ajudar é quando um aluno que por uma razão ou outra nunca  teve acesso a computadores, internet, data-show etc... e a escola proporciona meios para essa inclusão, o resultado é gratificante. Primeiro porque o aluno se sente inserido no mundo digital, e não mais excluído desse processo. E depois analisando profundamente, isso mexe com a autoestima de cada um contribuindo positivamente para o crescimento individual do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário